Mesmo depois de 2 dias que assisti ao filme Insurgente, ainda estou pensando nele e não consigo superar. Disse a mim mesma que não iria resenhá-lo mas meu amor por filmes e pela escrita foi mais forte e aqui estou eu novamente.
Continuação de "Divergente", e adaptação do livro Insurgente escrito por Veronica Roth, o filme conta a história de Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora fugitivos procurados por Jeanine Matthews, líder da Erudição. Ambos tentam descobrir a razão de todo o acontecido (em Divergente), enfrentando tudo e todos para descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.
O filme começa com uma breve "introdução" que explica o básico sobre o mundo e as facções da sociedade futurística. Falando brevemente sobre o que são Divergentes, é mostrado um pouco da civilização e entre prédios destruidos, ouvimos o discurso de Jeanine, que argumenta sobre como os Divergentes são perigosos para a paz na sociedade.
Com uma caixa contendo uma valiosa informação secreta, Jeanine se vê obrigada a ir atrás de divergentes capazes o bastante de passar as simulações de cada facção para que a tal caixa seja aberta.
Enquanto isso Tris e Quatro vão até os Sem-facção e, mais tarde, até a sede da Franqueza, buscando abrigo e aliados contra a Erudição. A caça aos divergentes começa até que Tris é descoberta, e precisa decidir se vai fugir ou se entregar a Jeanine.
A adaptação quer se tornar aquele típico filme de "ação" e acaba forçando um pouco a espécie de heroína, fazendo com que Tris lembre muito a "Katniss" de Jogos Vorazes, em alguns momentos, mesmo quando no livro, nem sempre as atitudes de Tris fossem tão heróicas assim.
Como fã do livro, senti que muitas partes foram exageradas, como cenas de lutas e apelos visuais como mostrar uma criança refém indefesa, e os clichês mostrando que Tris é a "unica" e a "escolhida" atacando novamente, também senti falta da exploração dos personagens, que continuou deixando a desejar, além da falta de diálogos mais longos, e íntimos, que deram lugar a falas simples, que não demonstram tanto sentimento quanto o esperado. Na parte visual, o filme cumpriu o esperado, com diversos efeitos especiais de ultima geração.
Mesmo com algumas falhas típicas de adaptações cinematográficas, Insurgente mostra que tem potencial para conquistar os fãs da triologia, fazendo valer a pena o custo do ingresso. Para mim, o filme foi surpreendente e confesso que me deixou sem reação em algumas cenas, o que no meu caso é algo bom. A cena final do filme quebrou um pouco esse encanto, sendo muito simples e vaga, mas apesar disso, a trama foi completa o bastante para me fazer assistir novamente e ainda me deixar ansiosa para o próximo filme.
Olá!
ResponderExcluirAinda não vi o Insurgente, mas quero ver. Adorei o post! Obrigada!
Beijos, muito sucesso :)
http://sabiasdistoo.blogspot.pt
Muito obrigada pelo carinho! Espero que consiga assistir e goste tanto quanto eu! Beijos <3
Excluir