Com uma capa colorida que acaba aparentemente diminuindo seu potencial, Vaclav & Lena, consegue surpreender a cada página, andando entre seu tipo amável e delicado e seus acontecimentos reais e difíceis. Conheça mais sobre o livro a seguir.
Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis.
Escrito por Haley Tanner, o livro narra as vidas de Vaclav e Lena, dois imigrantes russos que estão aprendendo a se adaptar e mesmo sendo grandes amigos, vivem realidades muito diferentes. Vaclav tem uma família com problemas comuns enquanto Lena vive com a tia que mal se importa com sua existência. Como se a os problemas familiares de Lena não fossem suficientes, ela tem muita dificuldade em aprender inglês e acaba não se adaptando tão bem à vida nos Estados Unidos.
Vaclav sonha em ser um grande mágico, como seu ídolo, Houdini. E conta com Lena como sua linda assistente.
A história segue mostrando a intensidade da amizade dos dois, que por um acontecimento ruim acabam se separando – Lena desaparece – e Vaclav fica desolado, mas todos os dias lembra-se de sua grande amiga.
Os anos se passam e nos deparamos com Vaclav e Lena adolescentes, com vidas totalmente diferentes do que viviam quando eram crianças, e agora têm que aceitar que a admiração de um pelo outro se tornou muito mais que uma simples amizade.
Haley consegue passar exatamente o tipo de sentimento que cada personagem enfrenta através de sua escrita, o que acho envolvente e intenso, fazendo com que o leitor se afeiçoe por cada personagem.
Parece clichê, mas a história surpreende, com detalhes que mostram a realidade por trás do "conto-de-fadas" e torna o livro sério e compromissado com seu significado que mostra sentimentos e problemas mais profundos do que se possa pensar. Com a narração tão simples e clara, a leitura torna-se fácil até para aqueles que não possuem costume de ler, e com minha humilde opinião, de uma leitora que ama romances e sentimentos, eu digo: é um livro que faz valer a pena cada página lida.
Amei a resenha <3
ResponderExcluirwww.luanneoliveira.blogspot.com
Que bom que gostou Lu, obrigada pelo carinho :) beijos
Excluir